terça-feira, julho 22, 2014


"É, filha. A gente vai ficando careta mesmo."

Claro que eu tinha que escrever pra esse grandioso que é muito do que sou. Tão sagitariano, distraído, estabanado, exagerado e bom astral como eu. Pra ele nunca tinha problema, sempre foi daqueles que assumiu as coisas pra não dar trabalho pra ninguém e sempre foi um excelente companheiro, daqueles que tinha até amigos de infância.

É, eu tô falando do meu pai. E ele vivia falando essa frase aí pra mim. Que a gente vai ficando careta, que um dia eu vou casar, que daqui um tempo eu vou ter filhos e vou lembrar exatamente de diversas coisas que ele disse. Quando a gente vai ficando adulto, a gente vai descobrindo mesmo que as coisas vão ligando e que tudo tem um sentido de existir. A gente vai se fechando também, desacreditando nas pessoas e pensando nas milhões de responsabilidades que a gente assume dentre tantos papeis que assumimos durante a vida.

Só tenho que agradecer pois apesar da gente nunca estar pronta, eu penso demais que ele sempre proclamou a minha independência. "Você responde pelos seus atos." e isso me formou como pessoa de uma maneira inexplicável. Todos os dias eu paro pra pensar nos gestos, nos conselhos e nas intermináveis conversas de fim de tarde sobre sociologia, geografia, história, biologia, remédios, músicas velhas, rock and roll e gastronomia. Além disso, totalmente cinéfilos e loucos por bons filmes.

Fico feliz de ter preservado em mim, no coração e nas memórias o tanto de coisas em comum, o tanto de comportamentos herdados e no mais, os genes, que pouco valem quando não existem tantas afinidades. Que ele esteja em um lugar especialmente preparado por Deus, podendo cozinhar seus pratos incríveis e que tenha um lugar legal pra ele ouvir música também.

Que o futuro sirva de conselho para os nossos corações que ficaram sem sua presença e riso fácil que brotava das mesmas piadas que ele contava e eu ria sempre. Ainda bem. :D Que me ensine a viver melhor, ter mais paciência com as pessoas e manter a serenidade e tranquilidade que ele sempre preservou em seu rosto. 

Um abraço, meu pai.
Que você descanse em paz.
Te amo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dani, estou impressionado com ótica que conseguiu imprimir no seu texto. Queria eu fazer esta homenagem ao meu falecido pai. Parabéns! Bjs. Filipe varela.