quinta-feira, setembro 11, 2014

O que está acontecendo com o mundo?


Nossos pensamentos não escolhem data, horário, momento, situação ou circunstância. Eles simplesmente surgem. E quando isso acontece, a gente não tem controle nenhum sobre eles e algumas vezes nem sobre os efeitos que eles causam nas nossas escolhas. O tempo-espaço de processar uma imagem qualquer já é o suficiente para que a nossa mente processe diversas interpretações e julgamentos. O que está acontecendo com o mundo?

Em uma época que todas as pessoas precisam e mostram apenas o lado bom de suas vidas com fotos belíssimas, selfies, eventos, viagens, novidades e um mundo fantasioso de felicidade em garrafas, em latas ou em fotos. Aquelas imagens que geram em diversas outras pessoas, gatilhos de pensamento que vão desde julgamentos bizarros, até inveja, cobiça e a sensação "por que a minha vida não é como a dela?". O que está acontecendo com o mundo?

Onde os índices de suicídio e depressão estão cada vez maiores. Num contexto em que a satisfação pessoal parece não caber dentro da tela e de uma rotina angustiante e cheia de problemas. Na rede social ninguém tem perrengue, ninguém lava louça, ninguém faz cocô e ninguém tem caquinha de nariz. A vida real, às vezes insuportável, serve apenas para que os problemas às vezes se tornem mais evidentes, diante de uma maré de fotos belíssimas e declarações de amor que podem ser tão falsas quanto as fotos cheias de efeitos. O que está acontecendo com o mundo?

Em que as pessoas deixam de olhar para as outras para ficarem presas em telinhas interagindo com outras que irão ver daqui a pouco e quando sentam para conversar, continuam presas nas mesmas telinhas recheadas de expectativas e poucas frustrações. (?) O que aconteceu com as visitas aos amigos nos fins de semana, com os almoços de domingo e com as idas aos parques? O que aconteceu com a gentileza das pessoas em ceder um lugar no ônibus ou segurar uma mochila pesada? O que está acontecendo com o mundo?

Onde xingamentos e ofensas possuem uma nuvem de defesa que é considerada praticamente impune. O que é uma nuvem cheia de julgamentos bizarros, posturas antissociais, duras críticas, bullying e várias outras ofensas e desrespeitos escondidos atrás de nicknames. Onde fotos de mulheres nuas e anônimas são como vírus; como uma verdadeira enxurrada de julgamentos e sadismos contagiantes.

O que está acontecendo com o mundo na era do 'compartilhamento' e das redes sociais? Como estamos tecendo a nossa teia social? Como estamos resolvendo os nossos conflitos internos? Como estamos celebrando a nossa vida?

"O mundo está ao contrário e ninguém reparou."

Nenhum comentário: